UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Astúcia

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Astúcia

Sim, cá estou eu espanando a poeira - mais uma vez - e pensando na sorte do Juvenal, patrono deste blog. Hora dessas, ele deve estar no paraíso dos anéis perdidos, perguntando a seus botões (não, ele não tinha botões): o que ele fez para ser patrono de um blog que perdeu a regularidade?

Pois bem: desta vez, a estiagem literária foi brava e eu bem sei. Não estou feliz nem orgulhosa da minha prolongada ausência deste espaço. Mas ainda não há lei que obrigue um bom blogueiro a estar em dia consigo mesmo e com seu blog. E, mesmo se houvesse, seriam tantas as transgressões que a regulamentação seria inócua.

Tão inócua, talvez, quando a legislação eleitoral na Era Digital. O exemplo que narro a seguir é flagrante com relação ao desuso e às brechas abertas pelo sistema digital de TV no Brasil. E não sou eu, mas o jornal Folha de S. Paulo online que alertou hoje: a emissora SBT "resolveu dar uma alternativa aos seus telespectadores durante o horário político na televisão: disponibilizou em seu site episódios do seriado 'Chapolin' ".

A reprise do seriado "Chapolin" não é em si o pior dos pecados. O problema está no descumprimento de legislação eleitoral, que regula a veiculação de imagens em período de eleições: "Segundo a assessoria do SBT, o projeto é para o período político e usa uma brecha na publicação digital, que não exige a transmissão obrigatória" (http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/08/1502669-sbt-presenteia-internautas-com-chapolin-durante-horario-politico.shtml).

Para quem não contava com a astúcia do SBT, só lamento. A estação já está anos-luz à frente das leis eleitorais deste país. Tão distante que se o Chapolin resolver, de uma hora para a outra, concorrer ao posto de presidente da República, muitos eleitores sabidamente hão de jurar tê-lo visto em algum Horário Gratuito de Propaganda eleitoral. Só que não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário