UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Breve, mas intenso

segunda-feira, 2 de março de 2015

Breve, mas intenso

Um breve surto de otimismo para abrir as comportas para as águas de março passarem.

Após prolongada e tenebrosa predominância de notícias sobre a crise hídrica no Brasil, eis que um novo assunto começa a tomar conta do noticiário local: os inconvenientes trazidos pelas tempestades.

A edição do jornal O Globo online de hoje, por exemplo, traz receituário para evitar riscos e danos causados por tempestades (http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/os-cuidados-para-reduzir-riscos-saude-danos-aparelhos-durante-tempestades-15458083). Em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, banhistas se assustam com tromba d'água (http://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2015/03/1596946-confundida-com-tornado-tromba-dagua-assusta-banhistas-em-praia-do-recife-assista.shtml).

Mas nem só de inconvenientes vivem os céus deste país. Mais adiante, em outro jornal online, notícia destaca o mês de fevereiro como sendo o mais chuvoso dos últimos 11 anos na cidade de Belo Horizonte (http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/volume-de-chuva-registrado-para-fevereiro-e-o-maior-dos-ultimos-11-anos-em-bh-1.302356). Fevereiro foi também propício para o reservatório da Cantareira, que conheceu o melhor registro de chuvas neste mês desde o ano de 1995 (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1596937-sistema-cantareira-registra-o-mes-de-fevereiro-mais-chuvoso-desde-1995.shtml).

Os pessimistas hão de argumentar que essas notícias são escassas gotas de bem-aventurança em um oceano de trevas hídricas. Argumentarei que eles não deixam de ter um pouco de razão, exceto por um aspecto: vacinas são também são tomadas a conta-gotas.

Otimismo renovado, que venham as águas de março fechar mais verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário