UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Pitoresca onipresença

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Pitoresca onipresença


Esta notícia publicada hoje no jornal O Globo online me fez sorrir que nem uma hiena!

É que a Receita Federal conseguiu identificar a origem daquilo que poderia ter sido um inextrincável nó metafísico: como uma única empregada doméstica pode ter prestado serviço a 502 contribuintes ao longo do ano base de 2014? (http://oglobo.globo.com/economia/mais-de-500-contribuintes-declararam-ter-mesma-empregada-domestica-diz-receita-15911732)

Quem apostou no dom da onipresença, errou feio! De acordo com Iágaro Jung Martins, subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, a empregada foi "clonada", só que no sentido mais simplista do termo:  "Identificamos de onde saíram essas declarações. Um profissional utilizou o mesmo número de identificação do trabalhador (doméstico) e passou a realizar essa dedução no IR de todos os seus clientes".
 
Ao que parece, o ano base de 2014 anda cheio de casos pitorescos como este acima e o de um outro contador, que teria informado o pagamento de pensão alimentícia em 90% das declarações por ele realizadas: "Isso é estatisticamente impossível. Em média, 6,5% das pessoas que declaram Imposto de Renda pagam pensão alimentícia," prossegue o subsecretário.

Seria cômico se não fosse trágico! A notícia, que diz muito da prodigiosa capacidade de algumas pessoas ultrapassarem a barreira do supremo cinismo, serve para fechar a semana com chave de ouro - ou requintes de crueldade, como preferirem. Esquizofrenia típica de quem denuncia a corrupção, mas curte sonegar impostos. 
 
Aham! Vai que eu tô te vendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário