UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Extinções em futuro próximo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Extinções em futuro próximo

Notícia publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo online alerta para o trágico destino que ronda os chamados herbívoros de grande porte, isto é, elefantes, hipopótamos e rinocerontes: "60% dos animais herbívoros que pesam acima de 100 kg podem entrar em extinção nos próximos anos (o que equivale a 44 das 74 espécies mais representativas desses animais)." (http://f5.folha.uol.com.br/bichos/2015/05/1624364-elefantes-hipopotamos-e-rinocerontes-sofrem-perigo-de-extincao-diz-estudo.shtml).

Apesar de o cenário delineado para os referidos animais não ser dos melhores, muito mais pessimista me pareceu ser o cenário da cobertura de ciência hoje, principalmente no que se refere aos esforços empregados na apuração da notícia.

Note-se, por exemplo, que a notícia conseguiu falar de um estudo publicado na revista Science Advances, sem sequer mencionar o nome do autor principal ou de ao menos uma das instituições envolvidas. Portanto, se sua curiosidade for muita, é bom correr logo para o artigo original - isto, obviamente, se seu conhecimento de inglês permitir e o jargão técnico não intimidar seu interesse no assunto: http://advances.sciencemag.org/content/1/4/e1400103.

Ao procurar pelos nomes dos autores do artigo, descubro (não sem surpresa) que temos um pesquisador brasileiro, Mauro Galetti, da UNESP de Rio Claro, entre a seleta equipe de 16 pesquisadores responsáveis pelo artigo.

Superada a irritação inicial, deixo aqui esta breve reflexão: a Folha perdeu uma bela oportunidade de obter um testemunho de um dos autores do estudo. Não seria, portanto, totalmente absurdo inferir que o autor da notícia não tenha sequer passado os olhos no artigo publicado na Science Advances. Mas a lacuna, a meu ver, não para por aí: apesar o cabeçalho da notícia dar a entender que ela foi redigida da redação, em São Paulo, é bem provável que ela tenha sido chupada de um press release de agência internacional, economizando esforços de apuração para um tema mais nobre - quiçá, o destino das paletas mexicanas (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2015/03/paleta-cientifica.html).


Se depender da boa vontade de quem cobre ciência nos jornais diários (e não me refiro apenas ao repórter que tem que dar conta deste e de uma série de outros temas), a apuração da notícia seguirá o mesmo rumo dos herbívoros de grande porte: extinção em futuro próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário