UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: El niño

quinta-feira, 23 de julho de 2015

El niño

Prontos para avaliar o ano de 2015 antes mesmo do seu fim?

Pois vejam só vocês que mal chegamos a meados do ano e já temos notícia do seu primeiro recorde: segundo notícia publicada hoje no jornal O Globo online, "o primeiro semestre de 2015 foi o mais quente da história moderna, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos".

Em termos absolutos, a quebra do recorde significou um aumento de 0,88°C na média planetária registrada durante o Séc. XX, o que fez "com que os primeiros seis meses deste ano sejam os mais quentes que se tem registro no mundo" tanto na terra quanto nos oceanos. Mas se você acha que a demonstração já foi suficiente, é bom ir se preparando para o pior. Em anos de ocorrência do vento El Niño, há forte possibilidades de alterações no regime de chuvas e aumento das temperaturas globais.

Bem, se você acha que o calor aqui nesse planeta já deu e pensa em buscar alternativa melhor, saiba que nem tudo está perdido. Notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo online, a Agência Espacial Europeia (ESA) tem planos que podem trazer alento para quem anda de saco cheio do calor. De acordo com o novo diretor da entidade, Johann-Dietrich Wörner, a ESA "pretende instalar um laboratório permanente para o trabalho de astronautas e robôs na Lua e que sirva de base para eventuais missões a Marte, como centro de mineração ou complexo turístico".

De acordo com a notícia, Wörner teria, em seu discurso de posse no início deste mês, proposto a criação de "uma 'aldeia lunar', o que não significa que vai ter casas, prefeitura e igreja, mas um lugar onde os diferentes países possam aplicar suas competências através de astronautas e robôs".

A receita parece boa. No que se refere à aplicação de competências, tenho lá minhas dúvidas sobre sua capacidade de mobilizar interessados. Mais fácil acreditar que um bom sistema de ar condicionado vai, sim, atrair muita mais gente com o El Niño no corpo.

Enfim... deixa eu dormir meu sono de inverno, enquanto o verão não vem.

Bem,



Nenhum comentário:

Postar um comentário