UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Um a mais

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Um a mais

Dia 30 de junho de 2015 devia entrar para a história como um dia de eventos astronômicos marcantes e altamente populares.

Em primeiro lugar, nunca se falou tanto da conjunção Vênus/Júpiter como neste ano (http://www.climatempo.com.br/noticia/venus-vai-ficar-ao-lado-de-jupiter). Longe de ser uma raridade, o fenômeno conseguiu arrecadar muitos pescoços esticados para o céu e câmeras apontadas para o pôr do sol (inclusive o pescoço e câmera desta que vos escreve). 

Em segundo lugar, nunca se falou tanto de instâncias internacionais como o Serviço Internacional de Rotação Terrestre, o Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência Saltar, a União Astronômica Internacional e a União Internacional de Geodésia e Geofísica, todas elas de alguma forma envolvidas na medicação do Tempo Universal Coordenado, que é o tempo tal como nossos relógios o registram. Tudo isso porque, além da brilhante e totalmente visível conjunção entre Vênus e Júpter no dia de hoje, seremos também brindados com um segundo a mais no nosso dia.

De acordo com notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo online, este segundo a mais servirá para "compensar as pequenas variações que se acumulam ao longo do tempo e produzem uma defasagem entre o período de rotação da Terra e as 24 horas do dia" (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/06/1649702-dia-30-de-junho-tera-um-segundo-a-mais-entenda.shtml). 

Um ajuste desta natureza só foi possível com a criação de relógios atômicos nos idos de 1970, capazes de registrar pequenas defasagens "entre o Tempo Universal Coordenado, que é o tempo atômico em que se baseia a hora dos nossos relógios, e o tempo de rotação terrestre, que toma como referência a posição do Sol".

O mais interessante, contudo, foi aprender que a inexatidão da rotação da Terra tem lá suas razões:"A necessidade de acrescentar um segundo adicional se deve a minúsculas variações da duração do dia que se acumulam, por a Terra não ser um sólido rígido. A rotação do globo é afetada pelo acoplamento de núcleo, manto líquido, oceanos, atmosfera".

Para brindar este dia, que nos presenteia com uma segundo a mais, façamos uma reverência à fluidez, aos encontros e aos aprendizados luminosos. E que a seguinte questão nos guie a reflexão: "se nem mesmo a Terra não é rígida, por que eu hei de ser?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário