UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: O SPA do DNA

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O SPA do DNA

Deu hoje na grande imprensa: gaste apenas 20 a 25 minutos do seu tempo para se tornar uma nova pessoa! Ou melhor, seja uma pessoa cada vez menos velha.

É o que garante estudo desenvolvido pela Universidade de Saarland (Alemanha), segundo o qual "apenas uma caminhada diária de 20 a 25 minutos pode render até sete anos a mais de vida". O estudo foi desenvolvido com 69 pessoas saudáveis, não fumantes e com idades entre 30 e 60 anos. Todas elas não "praticavam exercícios regulares e passaram a fazer alguma atividade física," segundo notícia publicada hoje no jornal O Globo online.

O cálculo do ganho de tempo (e qualidade) de vida a ser ganho com a prática de exercícios físicos foi feito após os cientistas realizarem "exames de sangue durante os seis meses de vida ativa" da sua amostra e de constatar que "a prática de exercícios aeróbicos regulares, treinos de força, entre outros exercícios, desencadearam um processo antienvelhecimento capaz de reparar o DNA envelhecido."  Fora isso,  a notícia ressalta que o exercício físico é capaz de "reduzir pela metade os riscos de morte por ataque do coração entre as pessoas de 50 ou 60 anos", além de "retardar o envelhecimento do DNA."
Bom, uma coisa é certa: a originalidade do estudo certamente não reside na comprovação de que o exercício físico reduz o risco de morte por ataque cardíaco ou que ele diminua a probabilidade de desenvolvimento de diabetes e hipertensão. A novidade, ao que parece, está muito mais no peso dado ao exercício físico na contenção do processo de envelhecimento do DNA.

Reforçando esta posição, Sanjay Sharma, pesquisador da St. George's Universtity, declarou ao jornal The Independent que "nunca podemos evitar nos tornar completamente velhos, mas podemos atrasar o envelhecimento. Exercício adquire três a sete anos a mais de vida. É um antidepressivo, melhora as funções cognitivas e agora há uma evidência que pode retardar sintomas de demência”.

Depois de colocar todas as nossas esperanças na preservação do nosso DNA,  vai ter gente chamando a tímida e cotidiana caminhada até a padaria de "A portentosa maratona rumo à eternidade, de braços dados com Dorian Gray."

Nenhum comentário:

Postar um comentário