UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Serendipidade

terça-feira, 24 de maio de 2016

Serendipidade

Os otimistas sempre defenderam o seguinte adágio: "aquilo que você procura também está procurando por você". E talvez eles tenham mesmo razão: o encontro narrado hoje pelo jornal O Globo online é certamente um dos mais afortunados na história deste asteroide pequeno que todos chamam de Terra e constitui motivo de celebração para qualquer otimista de plantão.

Então: o motivo da celebração é "um fóssil encontrado por colecionador de achados arqueológicos na cidade de Winifred, no estado americano de Montana", o qual foi apelidado de Judith (em alusão ao rio mais próximo, de mesmo nome). Bem, se fosse apenas isso, vá lá. Mas acontece que o fortuito encontro entre o físico aposentado Bill Shipp e seu objeto de desejo foi entremeado de pequenos golpes de sorte subsidiários. 

Em primeiro lugar,  é de bom alvitre avisar que o colecionador literalmente tropeçou naquilo que mais tarde veio a se saber a perna do Spiclypeus shipporum, nome científico atribuído à sua descoberta. Como se isso não bastasse, o físico ainda teve a prerrogativa de estar na melhor das companhias no momento em questão: "Shipp estava na compania de um paleontólogo, contratado para dar a ele uma aula sobre caça a fósseis no rancho que o físico acabara de comprar".

Fora isso, o encontrou acabou resultando na descoberta de uma espécie de dinossauro até então desconhecida, próxima do conhecido triceratops - ambos possuíam chifres na parte posterior da cabeça, alimentavam-se de plantas e "mediam algo em torno de cinco metros de comprimento, pesando cerca de quatro toneladas". 

Por fim, Shipp teve ainda uma última ajudinha do universo: Judith, a dinossaura, era manca. "As análises dos ossos da perna mostram que o animal padecia de uma infecção que o deixava mancando, fazendo dele uma presa fácil para dinossauros maiores e carnívoros". Em outros termos, Judith poderia ter morrido em qualquer outro lugar, mas já escolheu, com 76 milhões de anos de antecendência, sucumbir ali mesmo, no quintal do físico.

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, Shipp resume bem o caráter totalmente acidental da sorte grande: “Achei o fóssil acidentalmente de propósito. Eu estava mesmo procurando ossos de dinossauros, mas não tinha nenhuma expectativa de realmente encontrar um".

Exemplo melhor de serendipidade do que esse, só o vazamento da conversa entre o senador Romero Jucá e Sérgio Machado nesta 2a feira de manhã. E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário