Comentário leve e frívolo, só para relaxar a musculatura contraída com durante as disputas eleitorais, ok?
É que há mais distinções entre gauleses e romanos do que julga a sua vã filosofia! Estes últimos não comiam nem javalis assados, nem carne de coelho, nem mesmo uma mísera galinha ao molho pardo. Pelo menos, é o que aponta estudo publicado na Revista PLoS One sobre o estilo de vida dos gladiadores romanos (http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/gladiadores-romanos-tinham-dieta-vegetariana-bebiam-cinzas-como-suplemento-de-calcio-14304968).
Fabian Kanz, professor do Departamento de Medicina Legal da Universidade Médica de Viena e responsável pelo estudo que "mostrou que os antigos gladiadores romanos também tinham uma dieta principalmente vegetariana", bate firme nesta tecla. Valendo-se de "espectroscopia e análises de isótopos estáveis de colágeno ósseo e minerais ósseos como ferramentas para investigação", o estudo apurou que a dieta era vegetariana, seguida de uma beberagem à base de... cinzas!
"A quantidade de estrôncio medido em seus ossos sugere que uma bebida de
cinzas citada na literatura antiga pode ter feito parte da dieta dos
gladiadores", relata notícia publicada no jornal O Globo. Ao que parece, a bebida servia de suplemento: de acordo com Kanz, "as cinzas de plantas foram evidentemente consumidas para fortalecer o
corpo após o esforço físico e promover uma melhor cicatrização óssea".
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário