UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Sushi moderno

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Sushi moderno

Pode parecer conversa de pescador - e talvez até seja - mas o fato já foi até anunciado hoje no jornal O Globo online: "Arqueólogos encontraram na Ilha de Okinawa, no Japão, o par de anzóis de pesca mais antigos do mundo, com aproximadamente 23 mil anos". Os anzóis foram encontrados na caverna de Sakitari, juntamente com outras ferramentas feitas de conchas.

A descoberta, que já valeu um artigo descritivo na famosa revista Proceedings of the National Academy of Science" (PNAS) desta semana, desbanca artefatos concorrentes encontrados no Timor Leste, com idade aproximada entre16 e 23 mil anos, e na Papua Nova Guiné, com cerca de 18 a 20 anos.

Boa parte do alvoroço dos pesquisadores se deve ao fato de que os tais anzóis constituem as primeiras evidências claras de que a ocupação naquela ilha começou entre 30 mil e 35 mil anos atrás, ou seja, muito antes da marca de 10 mil anos que vinha sendo considerada pelo arqueólogos até então. Outro mérito da pesquisa é superar um problema metodológico muito comum aos sítios arqueológicos do sudeste da Ásia: "a falta de evidências que indiquem comportamentos modernos como ornamentos pessoais e tecnologia lírica".

Ao fornecer evidências seguras da ocupação humana nesta região da Ásia, o achado acaba ocasionando mudanças na forma como se deu especificamente a ocupação humana naquela ilha: "Para os autores da publicação, a ocupação da ilha aconteceu após sucessivas travessias pelo oceano, cuja distância sem sinais visíveis pôde chegar a 200 quilômetros em meio a fortes correntes marítimas", relata a notícia.

Fora da cobertura da imprensa diária, contudo, os boatos são outros. A versão extraoficial que circula nos salões de beleza de toda a Ásia é a de que os arqueólogos estejam interessados em encontrar evidências definitivas do comportamento humano moderno na ilha, incluindo, entre outras possibilidades, a localização do sushi fossilizado mais antigo do mundo.

Quem viver, verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário