UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Piloto automático

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Piloto automático

Cansou dessa vida? Do trânsito, das filas, das horas perdidas em engarrafamentos intermináveis?

Então, na próxima encarnação, peça para nascer um pássaro fragata das Ilhas Galápagos (Equador). É que uma equipe de pesquisadores liderados por Niels Rattenborg, do Instituto Max Planck (Alemanha), confirmou uma estranha aptidão desta ave, que chega a voar mais de 3 mil quilômetros, sem interrupção, sobre o Oceano Pacífico.

Com o auxílio de um pequeno aparelho acoplado na cabeça do pássaro, capaz de registrar sua atividade cerebral eletroencefaclográfica, os pesquisadores colheram evidências de que a fragata dorme enquanto voa. 

De acordo com notícia publicada hoje no jornal O Globo, "os resultados mostram que os pássaros ficam acordados durante o dia. Quando o sol se põe, eles param de voar buscando comida e passam a voar de corrente em corrente de ar. Eles entram em sono de ondas lentas por vários minutos inúmeras vezes. Entretanto, os pesquisadores concluíram que os pássaros mantém o controle do voo mesmo com os dois hemisférios dormindo." No entanto, prossegue a notícia, é muito mais frequente eles manterem pelo menos um dos lados do cérebro ativo enquanto voam.

Divulgado recentemente pela revista Nature Communications, o trabalho explica a façanha por meio de mecanismos evolutivos adquiridos pelas aves ao longo do tempo. Foram esses mecanismos que que permitem hoje que elas entrem em sono uni-hemisférico enquanto dormem, mantendo um lado do cérebro em descanso e o outro controlando os movimentos.

Contudo, ainda subsiste um grande mistério no funcionamento do cérebro da fragata. "Mesmo com essa incrível capacidade, as fragatas ainda dormem muito pouco. Em média, 42 minutos por dia. Em comparação, quando em terra, dormem até 12 horas". Mesmo com a compensação em solo, "os cientistas ainda não sabem explicar como eles conseguem operar com tão pouco descanso."

Ou seja: se você decidir voltar mesmo uma fragata na próxima encarnação, não se esqueça de contar o seu segredo para o pesquisador mais próximo. Uma legião de fãs humanos - aliada a uma indústria farmacológica ávida por lucros - estarão loucos para saber como se faz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário