UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: A um passo da meta

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A um passo da meta

Essa vida é mesmo plena de contradições.

A dois passos do Brasil se tornar uma nova Pequim, eis que dou de cara com duas notícias, que misturam lindamente histórias de superação com o mais que merecido reconhecimento.

A primeira delas é o desempenho alcançado pela Escola Municipal Friedenreich no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado do Rio de Janeiro. A escola em questão obteve nota 8,3, considerada a maior entre "as escolas públicas da cidade nos anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano)", de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).

O bom resultado obtido pela escola, que conseguiu superar a meta de 7,2 que ela própria havia estabelecido para 2021, merece ser ainda mais comemorada quando se sabe que ela já esteve a um passo de ser demolida "para ser substituída por equipamentos de apoio aos megaeventos", em função de sua proximidade com o estádio do Maracanã. 

Felizmente, "em 2013, após intensa campanha de professores, pais e alunos e várias manifestações contra a derrubada da escola, o governo estadual, comandado na época por Sérgio Cabral, cedeu aos protestos e resolveu poupar a unidade, que seria demolida para construção de um estacionamento". Hoje, a escola desponta como exemplo de excelência em meio ao tão desacreditado ensino público no país.

O segundo caso de superação é a conquista da medalha de ouro na prova dos 200 m livre classe S5 hoje pelo nadador paraolímpico Daniel Dias. O nadador paulista, que já foi ouro nas edições anteriores de Pequim e Londres, acumula 16 medalhas em competições paraolímpicas, 11 das quais foram ouro.

O bom resultado obtido por Dias ganha ainda mais brilho quando se sabe que ele começou a nadar tardiamente, aos 16 anos, "depois de assistir aos Jogos Paraolímpicos de Atenas-2004 e se encantar com os feitos de Clodoaldo Silva, grande nome do país naquela edição". Quatro anos mais tarde, ele já colecionava sua primeira medalha de ouro nos jogos paraolímpicos. "Até hoje ele treina em uma piscina pequena em Bragança Paulista, a 83 km de São Paulo. Isso nunca foi um impeditivo para que sobressaísse em nível internacional."

Em meio a tantas outras metas lastimáveis, essas duas fizeram valer o meu dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário