UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Sobre asas, rumores e temores

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sobre asas, rumores e temores

Ok, acidentes acontecem. Mas este envolvendo um brasileiro não identificado no Museu de Arte Antiga de Lisboa parece ser realmente um sinal dos tempos. Segundo notícia publicada hoje no jornal O Globo online, o turista em questão "quebrou uma estátua datada do século XVIII ao tirar uma selfie ao lado da obra."

Em nota, o Ministério da Cultura português descreve o acidente em termos até um tanto condescendentes: "o acidente ocorreu quando o visitante, estando a fotografar uma outra obra, recuou sem olhar, não parou apesar dos alertas do vigilante, e foi contra a peça que se encontrava em cima de um plinto" (sim, escreve-se com "l" mesmo).

Apesar de os danos terem sido considerados "recuperáveis" pelo diretor-adjunto do museu, José Alberto Carvalho, a estátua em questão - que é de São Miguel arcanjo, tem quase dois metros de altura e é de autoria desconhecida - acabou saindo com as asas, uma parte do manto e um dos braços quebrados.

Sem asas, a estátua de São Miguel arcanjo passará por restauro, mas não sem antes levantar rumores e temores deste e daquele lado do Atlântico. 

O rumor diz respeito à possibilidade da estátua mudar de nome enquanto o restauro não sai e vir a se chamar provisoriamente Anjo da Laodiceia (em referência ao anjo de asas quebradas do Apocalipse). O temor envolve a probabilidade, ainda que remota, de que a banda sertaneja Brilha Som venha escolher o Museu de Arte Antiga de Lisboa para gravar um outro clipe  para a sua canção "Anjo sem Asa". 

Neste último caso, por mera precaução, aventa-se a proibição de selfies de qualquer espécie aos fãs da banda, de modo a evitar que o museu inteiro venha abaixo.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário