UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: A quarta canção

terça-feira, 19 de julho de 2016

A quarta canção

Alegria, alegria para os fãs do Baden Powell (o violonista brasileiro, não o pai do Escotismo).

Segundo notícia divulgada no jornal Folha de S. Paulo online, o Acervo Digital do Violão Brasileiro anunciou hoje a descoberta de cinco obras inéditas do antigo parceiro de Tom Jobim, falecido no ano 2000. "De acordo com Alessandro Soares, curador do acervo e responsável por divulgar a notícia, as gravações estavam e fita de rolo e foram feitas durante sarau na casa da pianista Neusa França, em 1959".

Corre a boca miúda que o material encontrado, apesar de ter sido gravado em ambiente doméstico, é até mesmo melhor do que o primeiro disco do compositor.

Das cinco canções encontradas, três são versões que foram gravadas por ele em disco anos mais tarde. São elas: "Serenata do Adeus" (de Vinícius de Morais), "Na Baixa do Sapateiro" (de Ary Barroso) e "Insônia" (dele próprio). A quinta canção é uma gravação inédita de "Valsa Op 8 nº 4", do compositor Agustín Barrios. E a quarta canção é mistério: "Começa com um baixo pedal em lá. Bem familiar. Mas até agora não descobrimos que música é essa".

Para os preocupados de plantão, que vivem perdendo noites de sono com contas vencidas e empréstimos a pagar, o mistério sobre a quarta canção de Baden pode ser uma redenção: na pior das hipóteses, este promete ser um tema bem mais ameno e poético para se pensar durante as horas de insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário