UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Águas melhores para Red River

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Águas melhores para Red River

Se ontem ele foi visto dançando Lady Gaga no meio da parada LGTBS de Toronto, hoje ele já aparece em foto abraçando dois pandas fofinhos. No sisudo e desgastado mundo da política, o Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, é promessa de brisa leve e fresca em tarde de veranico.

Mas enquanto o mundo - e a imprensa - celebram a acensão meteórica da reputação de Trudeau (filho) e o colocam no rastro do carisma midiático conquistado pelo grande mestre Mujica, ex-presidente do Uruguai, uma notícia importante passou meses despercebida da grande imprensa.

Divulgada em fevereiro deste ano pela BBC Brasil, a notícia fala do cumprimento de uma promessa de campanha do jovem Trudeau que acabou passando ao largo dos holofotes da nossa mídia nacional. Pouco ou nenhum confete foi jogado sobre a abertura de um inquérito nacional para investigar o elevado número de mulheres indígenas desaparecidas ou assassinadas no Canadá, desde o início dos anos 1980.

Os números oficiais da Royal Canadian Mounted Police falam de 1,2 mil casos registrados entre 1982 e 2012. Contudo, em comunicado às sobreviventes e seus familiares, a Ministra dos Direitos das Mulheres, Patty Hajdu, e a Ministra para Assuntos Indígenas, Carolyn Bennett, reconheceram que o número não reflete a realidade objetiva das mulheres indígenas daquele país. "De acordo com uma pesquisa feita pela Native Women's Association of Canada (Associação de Mulheres Indígenas do Canadá, em tradução livre) e citada por Hadju nesta nova estimativa, o número mais realista é o de 4 mil casos".

A investigação do elevado número de mulheres indígenas mortas ou desaparecidas aconteceu na esteira do assassinato de uma jovem indígena de 15 anos, Tina Fontaone, cujo corpo foi achado em um saco no Red River, em Winnipeg, em agosto de 2014. No entanto, o destino da adolescente não foi muito diferente do de muitas outras mulheres indígenas da região. "Uma reportagem publicada pela BBC em abril de 2015 revelou que dezenas de mulheres indígenas desaparecem a cada ano e muitas delas tem os corpos encontradas mais tarde neste mesmo rio."

Compromisso eleitoral cumprido, fica aqui o nosso desejo de que as mesmas águas boas que levam o jovem Trudeau à crista da onda da popularidade tragam um futuro mais digno e justo para as mulheres indígenas do Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário