UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Amizade artificial

sábado, 19 de novembro de 2016

Amizade artificial

Não era para acontecer, mas aconteceu. 

Guia turístico na cidade de Churchill, província de Manitoba (Canadá), David Des Meulles leva dois visitantes para conhecer uma propriedade bastante frequentada por ursos polares. E foi exatamente isto o que eles encontraram: ursos polares.

No entanto, a cena, que foi devidamente registrada em vídeo, superou as expectativas: o que lá se viu foi "um imenso urso polar acariciando um pequeno cachorro preso a uma corrente, que facilmente poderia ter se tornado o almoço".

O dono da propriedade em questão, Brian Ladoon, bastante habituado a encontros "nem tão amigáveis" entre ursos e cães, deve ter ficado com a pulga atrás da orelha. "Não por acaso, a agência para o desenvolvimento sustentável de Manitoba removeu três ursos polares da propriedade de Ladoon na semana passada por causa de encontros nada amigáveis com os cães". Um deles, inclusive, resultou na morte de um dos seus cães.

Ladoon, por sua vez, também foi alvo de críticas pelo especialista em vida selvagem no Ártico e professor na Universidade de Alberta, Ian Stirling. Segundo este, Ladoon não deveria manter seus cães presos na corrente, pois eles ficam totalmente vulneráveis aos ursos. "A relação de aparente amizade entre o urso e o cão é artificial, e nunca aconteceria na natureza", afirma.

Resumo da ópera: enquanto procuramos culpados e analisamos cenários prováveis, urso e cachorro mandam às favas as convenções e viram "brothers" de longa data.

É o amor irrompendo nos rincões mais improváveis deste planeta. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário