UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Os trinta por cento

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Os trinta por cento

Esta é para quem tem assistido aos jogos olímpicos confortavelmente refestelado(a) na sua poltrona, perguntando a si mesmo(a) como é que aquelas jogadoras de vôlei de praia conseguem manter aqueles 2% de gordura corporal....

Notícia publicada hoje no jornal online Hoje em dia aborda estudo que promete tirar a paz de espírito daqueles que curtem muito mais ver do que fazer esportes. O estudo, coordenado por Mikael Rydén, do Instituto Karolinska, "aponta que a gordura de pessoas obesas - mesmo aquelas que são consideradas metabolicamente saudáveis - apresenta mudanças anormais em sua expressão genética na resposta à estimulação por insulina".

Até então, acreditava-se que cerca de 30% das pessoas obesas tinham perfil metabólico e cardiovascular saudável. Isto porque "uma das marcas da obesidade metabolicamente saudável é a alta sensibilidade ao hormônio insulina, que promove a captação da glicose do sangue pelas células para ser usada como energia".

Publicado hoje na revista Cell, o estudo proposto por Rydén e sua equipe pretende, contudo, jogar uma pá de cal sobre a suposta linha divisória entre a obesidade saudável e a nada saudável. Para mostrar como a definição de "obesidade saudável" é problemática, os pesquisadores realizaram o sequenciamento genético de amostras de tecido de gordura abdominal de outras 15 que nunca foram obesas (o famoso "grupo de controle") e outras 50 pessoas obesas, todas elas candidatas a cirurgia bariátrica. Destas últimas, 21 eram sensíveis à insulina e 29 resistentes a ela.

Como já era de se esperar, houve diferenças consideráveis entre os resultados do grupo dos obesos e o daqueles que nunca foram obesos. Contudo, os resultados dos que foram previamente identificados como obesos sensíveis e resistentes à insulina, isto é, obesos saudáveis e não saudáveis, foi bastante parecido: "A gordura dos resistentes à insulina e dos sensíveis à insulina apresentou padrões praticamente idênticos de expressão genética na resposta à estimulação por insulina". 

Com isso, o estudo sugere que nem mesmo os obesos saudáveis merecem trégua, desbancando a crença de que "eles precisariam de intervenções menos vigorosas para prevenção das complicações relacionadas à obesidade".

Cansado de tanta notícia ruim sobre sua forma física? Então corra (modo de falar, claro!) e vá ler sobre as dez melhores polêmicas das Olimpíadas Rio 2016. Mas aproveite enquanto é tempo: as Olimpíadas acabam em breve e, então, teremos todos que arrumar outra fonte de polêmicas e de desculpas para continuar no sofá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário