UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Eclipsado

terça-feira, 15 de abril de 2014

Eclipsado

Tem gente que vive em pé de guerra. Tem gente que vive no mundo da lua. E tem que gente que vive em clima de eclipse. Só que dessas três opções, viver em clima de eclipse é a mais inofensiva: eclipses são fenômenos periódicos ocasionais. E conquanto interfiram nos humores e nas disposições, eclipses não se repetem todos os dias.

Por sorte, aliás! O verbo "eclipsar" perderia sua carga de sentido de ocultação se os eclipses fossem frequentes e aleatórios. "Olha, Fulano eclipsou-se!" não ia fazer mais sentido algum: de tão comum, o eclipse deixaria de simbolizar uma fase de obscurecimento, de retração, de ocultação, pois só pode ser escondido aquilo que é aparente. E só fica em evidência aquilo que, por vezes, esteve oculto.

Bem, enquanto o vento sibila lá fora, prenúncio de um eclipse total da lua que está prestes a acontecer, coisas bizarras começam a suceder aqui e acolá. Confusões de toda sorte sangram terras e mares. Os jornais noticiam eventos pitorescos, com prospecções inconclusivas: o mundo (e as pessoas que nele habitam) está ficando tantan?

Talvez sim. Como a deste bacalhau na Noruega que, confuso, que acabou levando gato por lebre.  Tudo começou porque o pescador "Bjoern Frilund, de 64 anos, achou estranha a forma do bacalhau de 6 kg que acabara de capturar em sua rede" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/bizarro/pescador-noruegues-acha-um-vibrador-dentro-de-um-bacalhau-1.234116).

Ciente do hábito do bacalhau de comer tudo o que vê, Frilund resolveu abrir o bicho para ver o que tinha lá dentro. De lá saíram dois arenques e, surpreendentemente, "um objeto de borracha, de cor alaranjada, de 15 a 16 centímetros de comprimento".

A explicação não tardou  a aparecer na notícia publicada no jornal Hoje em Dia: "Bjoern Frilund acredita que o bacalhau confundiu o 'sextoy' com uma lula." Sim, meus caros, o objeto alaranjado e pontiagudo na barriga do bacalhau nada mais era do que um vibrador: um vibrador sem pilhas, mas com motor; um vibrador eclipsado na barriga de um bacalhau voraz.

Pobre bacalhau! Morreu vibrando de alegria em dia de eclipse total da lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário