UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Eremita insone

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Eremita insone

Esse negócio de blogar nas altas da madrugada não fica impune, não!

Se você achava que ficaria mais sábio, mais sensível e mais perspicaz só porque mantém a disciplina de escrever todas as noites, custe o que custar, é hora de deixar cair por terra as ilusões. Notícia publicada hoje no jornal O Globo online alega que, de acordo com pesquisadores do California Pacific Medical Centre Research Institute, "dormir mal pode envelhecer o cérebro em até cinco anos" (http://oglobo.globo.com/saude/noites-mal-dormidas-podem-envelhecer-cerebro-em-ate-cinco-anos-revela-estudo-12057067).

"A consequência, aponta o estudo, são prejuízos como perda de memória e concentração". Se isso fosse tudo, ainda estava bom. Mas não é: "Os cientistas também constataram que o sono de má qualidade aumenta o risco de desenvolvimento de deficiência mental em até 50%".

Em outros termos, a qualidade do sono - ou a falta dela - é um fator importante para o declínio cognitivo das pessoas. Cognitivamente limitado, quase babando, eis o nosso destino. E daí para frente é morro abaixo: "outra pesquisa que revelou que ficar sem dormir por apenas uma noite provoca alterações no cérebro semelhantes às que ocorrem depois de um golpe na cabeça".
A relação entre sono e decrepitude, infelizmente, só é explicada no último parágrafo do texto: ainda de acordo com a notícia,"o cérebro limpa-se de substâncias tóxicas durante o sono e que os biomarcadores correspondiam a um acúmulo de substâncias após uma noite sem dormir'.
 Hora da faxina, portanto. Boa noite para quem fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário