UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: O essencial e o supérfluo

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O essencial e o supérfluo



Aqui vai a minha primeira constatação após percorrer recentemente as páginas virtuais do grande jornais nacionais: continua árdua a tarefa de garimpar uma notícia positiva e construtiva no jornalismo diário.

Segunda constatação: se não fosse a notícia sobre a festa de casamento promovida pela uma tal de Sarah Commins, moradora da cidade de Indianapolis, nem teria valido a pena percorrer as páginas do noticiário. Longe de merecer o glamour e a atenção das colunas sociais, esta festa nos convida a uma reflexão sobre o essencial e o supérfluo na vida de cada um.

A festa de casamento da Srta. Commins se diferencia de todas as outras em pelo menos dois aspectos. Em primeiro lugar porque não houve, de fato, casamento: a festa foi mantida, apesar do cancelamento da cerimônia uma semana antes do evento. Em segundo lugar porque ela optou (com o aval do ex-noivo) por oferecer o estritamente essencial - seu próprio jantar de casamento - para convidados pouco prováveis em outras circunstâncias: um grupo local de desabrigados e veteranos de guerra.

A festa, que havia sido selada e lavrada em um contrato não reembolsável no valor de US$30 mil e tinha previsão de acolher 170 convidados na casa de festas Ritz Charles, contou com a presença da própria anfitriã, acompanhada de três madrinhas, mãe e tias. O cardápio original (todo ele recheado de supérfluos) foi mantido em sua essência: além das populares almôndegas, tinha também "queijo de cabra e brusqueta com alho assado, peito de frango com alcachofras em molho cremoso de Chardonnay" - além, claro, do incontornável bolo do casamento. 

Como não poderia deixar de ser, a opção da ex-noiva por "uma forma altruísta e generosa de lidar com a situação" acabou inspirou a generosidade de terceiros: "vários empresas locais e residentes doaram ternos, vestidos e outros itens para os convidados usarem".

Fartura para os convidados, lição de vida para quem se dispôs a perceber, nos detalhes, a essência do verdadeiro convite: o exercício da solidariedade e do desprendimento para ressignificar os revezes da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário