UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Exofuga

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Exofuga

Os acontecimentos recentes no Brasil aumentaram exponencialmente meu interesse em saber mais sobre a possibilidade de vida humana no exoplaneta HAT-P-7b. Contudo, a alegria e a esperança de migrar para o "gigante gasoso," localizado a mais de mil anos luz de distância da Terra, durou pouco.

Segundo artigo publicado na revista Nature Astronomy, o HAT-P-7B, exoplaneta 16 vezes maior que a Terra, acaba de ter seus sistema climático desvendado com o auxílio de imagens captadas pelo telescópio Kepler ao longo de quatro anos. Mudanças perceptíveis na localização do ponto mais brilhante do planeta levaram os pesquisadores da equipe de David Armstrong, da Universidade de Warwick (Reino Unido), a concluírem que tais mudanças se devem à presença de ventos de velocidade variável ao redor do exoplaneta. 

"Os ventos mudam de velocidade dramaticamente, levando a formação de enormes nuvens, que se dissipam em seguida," que se movem do lado noturno para o lado diurno do planeta. Com isso, o exoplaneta se torna alvo de “tempestades catastróficas”, "com nuvens formadas por corindo, o mineral que forma rubis e safiras."

Portanto, insatisfeitos de plantão, que um dia sonharam protagonizar uma paródia da canção "Como nossos pais," eternizada pela voz de Elis Regina  - aquela do "cabelo ao vento, gente jovem reunida" - terão de abdicar do sonho. "Em parte pelo violento sistema climático, o HAT-P-7b nunca poderá ser habitado. Além disso, as temperaturas são insuportáveis para a vida como conhecemos. Uma face do planeta estão sempre virada para a estrela, como a Lua em relação à Terra. Neste lado sempre iluminado as temperaturas chegam a incríveis 2,6 mil graus Celsius". 

Por falta de condições materiais favoráveis para assegurar minha própria existência, decidi então prorrogar por mais algum tempo a minha busca pelo exoplaneta ideal. Rubis e safiras terão de esperar mais um pouco: afinal, não há crise institucional que valha o esforço de tomar 2,6 mil graus Celsius na moleira. 

Fora isso, é chegado o tempo de reivindicar melhores condições de vida em planetas distantes, fora do nosso sistema solar e do alcance dos efeitos nefastos da PEC 55. É para lá que eu hei de partir em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário