UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Retrospectiva 2016 - lado B

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016 - lado B

Como entender o ano de 2016?

Como o assunto é complexo, melindroso e altamente controverso, minha proposta é usar uma metáfora. Sim, caro leitor, é assim que a coisa funciona: quando a coisa aperta e gente não sabe como dar conta do recado, a regra é apelar para uma metáfora.

Pois bem, vamos a ela.

Notícia publicada hoje no jornal O Globo online (em parceria com agências internacionais) coloca o Centro Médico Universitário de Utrecht (UCM) sob a luz dos holofotes. Segundo a notícia, 26 mulheres que realizaram fertilização in vitro nesta instituição "podem ter tido seus óvulos fertilizados pelo esperma errado."

Ainda de acordo com a notícia, uma investigação foi aberta após a detecção de um "erro processual", a saber: "houve uma mistura dos espermatozóides de casais que realizaram o procedimento entre abril e novembro de 2016, dando margem para que as mulheres fossem fecundadas pelo esperma de outros homens que não os seus parceiros." Trocando em miúdos, "há uma chance de que os óvulos tenham sido fecundados por espermatozóides além daquele do pai pretendido."

Para coroar a história de glória, sabe-se que metade das mulheres submetidas ao tratamento de fertilidade já engravidou e que algumas delas já deram, inclusive, à luz. O erro processual vale também para os casais que possuem embriões congelados.

Diante do exposto, se tivéssemos que definir 2016 de maneira bastante breve, ele seria o ano gerado pelo esperma do pai errado, com o qual tivemos que conviver durante 12 meses.

Simples assim.

Com uma ressalva, claro: os pais das crianças nascidas desses erros processuais terão que conviver com o erro pelo resto da vida. Já nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário