UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Lotes premiados

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Lotes premiados

Findas as Olimpíadas Rio 2016, fica aqui aquela perguntinha: o que ficou realmente disso tudo foi ressaca ou emoção?

Um pouquinho de ambos, talvez. Principalmente depois de sabermos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu hoje, dia 22 de agosto, dois medicamentos de extrema importância para o públicos dos Jogos Olímpicos de 2016: "A decisão, publicada no Diário Oficial da União, veda a distribuição, comercialização e uso de alguns lotes específicos de remédios como o Rivotril e Lexotan, fabricados pela farmacêutica Roche". 

O motivo da intervenção tem a ver com a qualidade - e, consequentemente, a eficácia - dos medicamentos dos lotes RJ0792 e RJ0899 do Rivotril (Clonazepam, 5 mg) e o lote RJ0613 do medicamento Lexotan (Bromazepan, 6 mg): "Segundo a Anvisa, foram detectados índices insuficientes em resultados de testes in vitro que simulavam a absorção dos comprimidos pelo organismo – o que pode estar relacionado uma possível falha na fabricação."

Diante desta revelação, os motivos de ressaca e emoção serão vários. Para aqueles que se tornaram contumazes consumidores desses produtos farmacêuticos durante os Jogos Olímpicos, haverá muita emoção quando descobrirem que andaram comprando medicamentos dos lotes "premiados", isto é, com defeito de fábrica. E um pouco de ressaca, certamente, ao perceberem que andaram tomando um placebo sem qualquer eficácia, justamente quando mais precisou deles. 

Mas a emoção, certamente, terá a última palavra. Quando você se der conta de que foi, de fato, um fortuito comprador dos medicamentos dos lotes supracitados, então você realmente merecerá seu bônus "emoção" pós-encerramento: não é todo mundo que consegue administrar, por méritos próprios, a carga emocional imposta pelo acompanhamento diário e constante das finais de cada modalidade.

Se este foi o seu caso, então parabéns: é sempre uma alegria estar vivo, mesmo sabendo que comprou medicamento caro, de tarja preta e com eficácia limitada. E Jogos Olímpicos, bem... felizmente eles só acontecem de quatro em quatro anos. Até Tóquio 2020, você se recupera... 

Ou não, como diria Caetano.

Mais motivos para sorrir? Confira a história das Olimpíadas 2016 em memes


2 comentários:

  1. O espírito olímpico ainda paira sobre nós, e também o espírito de porco do governo interino, em breve chegará o dia do espírito natalino! Papai Noel existe. Ele anda de trenó e bebe coca-cola!
    São tantas emoções... esse 2016 veio com os espíritos mais mareados!
    A sociedade está de ressaca, não de bebedeira (antes fosse!) mas de tanto ser sacudida como massa de manobra. Isso tem cura?
    Eu prefiro uma limonada gelada!

    ResponderExcluir
  2. Sim, 2016 é um ano de muita ressaca e emoção! E olha que ainda estamos em agosto e, o que é pior, totalmente desassistidos com esses lotes de Lexotan e Rivotril com índices insuficientes no testes in vitro. Haja coração!

    ResponderExcluir