UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Acidez

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Acidez

Engraçado: é impressão minha ou o mundo está ficando cada vez mais ácido?

Aliás, de engraçado mesmo eu não vi nada. Primeiro, me aparece este alerta lançado pela alemã  Katharina Six, do Instituto Max Planck, em pesquisa publicada recentemente na revista Nature Climate Change. Segundo ela, "o processo de acidificação dos oceanos, em decorrência da dissolução de dióxido de carbono (CO2) na água, poderá acentuar o aquecimento global ao diminuir a emissão de gases de origem marinha" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/ci%C3%AAncia-e-tecnologia/cientista-alem-alerta-que-o-processo-de-acidificac-o-dos-oceanos-e-acelerado-pela-reduc-o-de-co2-1.161670).

Os prognósticos sombrios estariam diretamente ligados ao aumento da acidez das águas dos oceanos: "O estudo mostra que a baixa do índice de PH (que indica o grau de acidez) da água dos oceanos provoca uma baixa da concentração de dimetilo de enxofre (DMS), um gás produzido naturalmente pelo fitoplâncton (organismos vegetais aquáticos) e que tem influência no papel dos oceanos na regulação do clima". No estudo, ela conclui que a baixa na emissão dos tais gases marinhos "resultará num aquecimento global suplementar de entre 0,23 Celsius (ºC) e 0,48ºC – variação suficiente para que este mecanismo até agora desconhecido seja tido em conta em futuras projeções sobre o aquecimento global".

Como se não bastasse a acidez oceânica, eis que surge a Qatar Airways. A companhia aérea impediu ontem que uma graduanda em gestão ambiental pela USP de 24 anos embarcasse em voo com destino a Bali, na Indonésia, e escala em Doha, no Qatar. Segundo notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo online, ela foi impedida de embarcar no voo 922 da Qatar Airways "devido a uma piada feita por seu pai no aeroporto de Cumbica" (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1331919-apos-piada-brasileira-e-barrada-em-voo-para-bali.shtml).

"Segundo ela, após responder a um questionário anterior ao check-in sobre suas bagagens, seu pai, Renato Camargo da Silva, 55, economista, teria dito em tom jocoso 'que bom que não acharam que você era terrorista' ". Que bom nada! A Qatar Airways está aí para mostrar que acidez é com eles mesmos: "Após a piada, os dois foram retirados da fila e informados por funcionários da companhia de que ela não poderia embarcar devido a motivos de segurança".

Moral da história: se a coisa continuar nesse pé, senso de humor e dimetilo de enxofre serão, em breve, artigos de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário