UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Corpos estranhos

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Corpos estranhos

Que sinuca de bico esta na qual o Procon-SP colocou a marca Predilecta, conhecida por atuar no ramo de massas de tomate e afins: "O Procon-SP notificou nesta quinta-feira a Predilecta Alimentos para que esclareça relatos de consumidores que encontraram corpos estranhos em embalagens do molho de tomate da marca na região de Araçatuba, no interior de São Paulo" (http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/procon-sp-notifica-predilecta-por-corpo-estranho-em-molho-de-tomate-9567686).


Explicar satisfatoriamente a presença de um "corpo estranho" não me parece uma tarefa nada simples, esteja o corpo vivo ou morto. Mas se a Predilecta tiver muita dificuldade para identificar um "objeto não identificável", sugiro recorrer à lista de fotos preparada pela Folha de S. Paulo para celebrar o mês de agosto, que é também o mesmo do folclore (http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/18451-riaturas-do-folclore-brasileiro#foto-308811).

Nela, a Predilecta encontrará um vasta lista de "corpos estranhos" de amplo conhecimento popular: onça boi, caboclo d'água, cavalo de três pés, Papa Tigo, mula sem cabeça, homem do saco... São exemplos de diversos "corpos estranhos" que animam a cultura popular e o imaginário infantil. Na falta de uma boa explicação, um bom desenho pode ajudar...

Não que eu ache que a Predilecta tenha lá muito o que fazer a respeito, a não ser tudo o que for necessário para corrigir e impedir que o problema ocorra novamente. Quanto à mim, eu aproveitei este frio e ventoso dia de feriado municipal me sentindo um corpo tranquilo, próxima à minha cachoeira predileta. Situação muito mais confortável do que a da marca de alimentos, sem dúvida: justificar um corpo tranquilo dá muito menos trabalho do que um corpo estranho.

Enfim, boa noite para quem fica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário