Casa de ferreiro, espeto de pau! Passei as duas últimas semanas pensando, falando, comendo e sonhando com blogagem - científica ou não - mas deixando de fazer o óbvio: blogar. Se bem que até valeu a pena: conheci outros blogueiros compulsivos como eu e já estou pensando em fundar um grupo de ajuda mútua para superar o vício.
Enfim, após este longo e tenebroso estio literário, só posso desejar vida longa aos blogueiros. E aos homens baixos. Sim, aos homens baixos mesmo. É que "segundo pesquisadores da Universidade do Havaí, homens com estatura menor de 1m58 vivem mais" (http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/homens-baixos-tem-vida-mais-longa-sugere-estudo-12459265).
A pesquisa foi divulgada no jornal britânico Telegraph e devidamente replicada pelos jornalistas brasileiros - prática comum na área, diga-se de passagem. As vantagens de se ocupar pouco espaço na vertical tem fundamento genético, dizem as boas línguas: "O FOX03, conhecido como gene da longevidade, seria mais atuante nos
baixinhos e, inclusive, estaria diretamente relacionado ao seu tamanho".
Curiosamente, outro estudo, desta vez publicado na Revista PLoS ONE, destaca outras vantagens das pessoas de pouca estatura sem, no entanto, discriminar o gênero do beneficiário: "Os mais baixos também apresentavam menores níveis de insulina no sangue e menor propensão a desenvolver câncer".
Diante de tanta notícia boa, o dia deve ser de festa em Lilliput - a cidade escolhida pelo gigante Gulliver, possivelmente pelos motivos indicados logo acima. Neste caso, só nos resta celebrar: vida longa aos blogueiros. Vida longa aos homens baixinhos. E vida longa a todos os baixinhos, inclusive eu.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário