Existem, seguramente, diferentes formas de se comunicar os achados da ciência. Algumas são mais convencionais - pôsteres, artigos, entrevistas na TV - outra mais inovadoras. Mas confesso que poucas se assemelharam tanto com uma coluna social do que esta lista preparada pela Faculdade de Ciências Ambientais (FSE) e pelo Instituto Internacional de Exploração de Espécie (IISE) (http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/vespa-com-franja-arvore-de-20-metros-lagartixa-camuflada-as-novas-especies-da-ciencia-12566880).
"Um comitê internacional de taxonomistas e especialistas no assunto
selecionou os principais exemplos entre cerca de 18 mil novas espécies
nomeadas em 2013. A lista foi liberada nesta quinta-feira, véspera da
data de nascimento de Carolus Linnaeus", relata notícia publicada hoje no jornal O Globo online.
Qualquer semelhança com a Revista Caras não é mera coincidência: "O ranking inclui um quarteto de pequenas espécies recém-chegada à
Ciência: um minúsculo camarão esquelético da Ilha de Santa Catalina, na
Califórnia; um protista unicelular semelhante à uma esponja; um micróbio
que pode ser um perigo em viagens espaciais e uma vespa com franjas
chamada Tinkerbell. Também na lista estão uma lagartixa que se camufla
na região australiana onde se originou, e um fungo que brilha em cor
laranja".
Daí, eu pergunto: neste mundo povoado de celebridades fugazes, o que há de errado em louvar as franjas da vespa ou as cores chamativas do fungo brilhante? A resposta é dada por quem entende de taxonomia: "Nosso top 10 é projetado para chamar a atenção para os pesquisadores
heróis e desconhecidos que lutam contra a crise da biodiversidade,
trabalhando para completar o inventário de plantas, animais e micróbios
da Terra".
Celebridade por celebridade, pelos essas do TOP 10 da taxonomia mundial a gente sabe que não foram lapidadas na ponta do bisturi do cirurgião plástico... por enquanto!
Mas vai que a moda pega...
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário