Bom, até aí, nada demais. Cometas costumam passear por essas bandas do Universo sem grandes constrangimentos. Porém, a novidade trazida pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) é que o 252/Linear será sucedido por um segundo cometa, o P/2016 BA14, que possui órbita bastante similar ao primeiro. "A aparente coincidência, segundo os cientistas, pode ser uma indicação de que os dois cometas sejam 'gêmeos' ", explica a notícia.
Ainda se forem gêmeos, isso não quer dizer necessariamente que os dois cometas sejam "univitelinos". É que "o P/2016 BA14 tem aproximadamente a metade do tamanho do 252P/Linear e poderia ter se originado do 'irmão' maior em um passado distante". De qualquer forma, é sempre bom saber que o P/2016 BA14, apesar de não oferecer risco de colisão com a Terra, "chegará bem perto do planeta, em termos astronômicos: 3,5 milhões de quilômetros".
Mas se você está mais é querendo ver o circo pegar fogo e anda ansioso para testemunhar uma queda de cometa na Terra, lamento informa-lo: não vai ser desta vez. Aliás, é bem provável que nem estejamos vivos para conferir a passagem de outro cometa tão próximo a Terra: "até hoje só foram registrados dois cometas com trajetórias mais próximas à Terra, em 1770 e em 1983. Só haverá outro cometa tão próximo dentro de 150 anos".
Agora, se você anda procurando apenas por uma razão a mais para se preocupar nos dias atuais (como se já não existissem razões de sobra), então a passagem do P/2016 BA14 será um prato cheio. Minha recomendação, neste caso, é que você se una a outros cidadãos brasileiros que adoram criar "caraminholas" e aguarde ansiosamente pelo momento de maior aproximação entre a Terra e o P/2016 BA14, que "nesta terça-feira (22), por volta das 10h30 da manhã (horários de Brasília)".
Não que eu seja vingativa contra os "caraminholeiros" de plantão. Ao contrário, minha sugestão é apenas fruto de uma constatação: tem gente que anda com a vybe tão baixa nesses últimos dias que é bem capaz de alterar a rota de um cometa só com a força do pensamento.
Desses aí, no entanto, eu peço distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário