UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Hermanas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Hermanas

Enquanto derretemos de calor nessa terra e só pensamos no fim do mundo, nossos quase antípodas, os sul-coreanos, gelaram o pé para eleger a primeira mulher como presidente: "Em dia eleitoral que foi feriado, 40,5 milhões de sul-coreanos estavam registrados para comparecer às urnas, 76% dos quais se dirigiram às sessões eleitorais, um número alto se forem levadas em conta as temperaturas no país, que giravam em torno dos -10 Celsius" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/coreia-do-sul-elege-primeira-mulher-como-presidente-1.70263).
 
A presidente eleita, Park Geun-Hye, 60 anos, é "filha de Park Chung-Hee, ditador que comandou o país durante 18 anos até seu assassinato em 1979". Seu principal adversário neste pleito foi Moon Jae-in, 59 anos, um "filho de refugiados norte-coreanos e ex-advogado de direitos humanos" que "já foi preso por protestar contra o regime de Park Cung-He".

Praticamente da mesma idade, ambos já foram - e continuam sendo - separados por cisões ideológicas profundas. Mas o mundo gira. E ei-los mais uma vez separados por mais uma oposição política.

Serão Moon e Park amigos algum dia? Não sei. Mas nestes tempos de intensa mudança, nada impede que eles dêem a volta por cima do passado e das credenciais políticas para construir uma parceria inesperada.

Parcerias, conquanto inesperadas, podem também ser ousadas e harmoniosas... como este belíssimo encontro entre Mercedes Sosa e Anna Saeki. A letra já diz tudo:

"Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
Y una hermana muy hermosa
Que se llama libertad"

Fica como legado esta linda referência à liberdade de compor com opostos - e, quem sabe um dia, até com seus quase antípodas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário