No tempo certo, no local exato.
Notícia publicada hoje no jornal O Globo online fala de um fenômeno raríssimo registrado pela Estação Espacial Internacional, durante uma tempestade sobre o México, ocorrida no dia 10 de agosto de 2015. O fenômeno está relacionado com a emissão de raios de cor vermelha, denominados red sprites.
De acordo com a notícia, "os red sprites são descargas elétricas que acontecem acima das
nuvens, disparadas por poderosos relâmpagos. Eles formam eventos
luminosos de cor avermelhada que atingem entre 50 e 90 quilômetros de
altitude, mas são dificilmente vistos da Terra, pois, em geral, as
nuvens das tempestades encobrem a visão".
A raridade do registro, contudo, parece estar menos relacionada com o encobrimento das nuvens do que com a agilidade do registro: "Fotos como as captadas pelos astronautas a bordo da ISS são raras porque os red sprites são muito rápidos, com duração entre três e dez milissegundos".
Portanto, da próxima vez então em que pensar em mandar alguém para o raio que o parta, seja ágil e breve! Em caso de raios vermelhos, você tem entre três e dez milissegundos para acertar o alvo.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Exatidão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário