UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Raridade

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Raridade

Ah, mutações genéticas! Elas acontecem o tempo todo, mas quando o acaso ajuda, sai de baixo!

Esse parece ser o caso do pequeno povoado de Araras, um distrito que fica a 40 km da cidade de Faina, no estado de Goiás. Araras é conhecida por um recorde mundial: "O povoado é recordista mundial na prevalência do xeroderma – uma para cada 30 pessoas. No mundo, a doença afeta uma para cada 250 mil". 

O xeroderma pigmentoso é descrito como uma extrema sensibilidade ao sol, a tal ponto que as células da pele acabam sofrendo mutações provocadas pela radiação UV. O resultado disso é sentido na pele (literalmente) pelos habitantes de Araras: "O acúmulo delas causa manchas, escurecimento, engrossamento da pele e aumenta mais de mil vezes a chance do aparecimento de vários tipos de câncer."

Com uma taxa de incidência dessa monta, Araras não poderia jamais passar despercebida dos geneticistas interessados em mutações humanas de toda espécie. Segundo Carlos Menck, professor titular da USP e especialista no reparo de DNA, as mutações de Araras são fruto do que ele chama de "azar dos azares": "o encontro geográfico de duas famílias não correlacionadas, que fundaram o povoado, cada uma carregando uma cópia alterada de um gene."

Em consequência disso, os ararenses devem "evitar ao máximo a exposição ao sol e utilizar um potente filtro solar com uma enzima reparadora de DNA." Devem também, na medida do possível, vencer o isolamento geográfico e procurar consortes em outra freguesia, evitando assim casamentos consanguíneos. 

Bem, se irão buscar isso ou não, já é outra história. Mas fato é que Araras tem hoje motivos para acreditar que está melhor do que no passado, mesmo diante da fatalidade de uma doença considerada raríssima. É que até bem recentemente, "muitas pessoas achavam que a doença era contagiosa e que seria fruto de doenças venéreas, como sífilis, de seus antepassados". A Genética, contudo, provou que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário