Agência Espacial Americana (NASA) resolveu celebrar a longevidade do seu “Solar Dynamics Observatory” (Observatório de Dinâmica Solar ou SDO, na sigla em inglês) em grande estilo. Projetado para "monitorar o sol, a fim de compreender melhor seu sistema eletromagnético e fenômenos solares como explosões e ejeções de massa coronal" pelo período de cinco anos, o SDO acaba de completar seis anos de atividade "24 horas por dia, sete dias por semana", conforme ressalta notícia publicada hoje no jornal O Globo.
Para sublinhar a façanha, a NASA divulgou um vídeo com os melhores momentos registrados ao longo do sexto ano de vida da espaçonave. O vídeo foi feito em timelapse no famoso 4K UltraHD, formato de altíssima resolução que contém o equivalente a 3840 x 2160 pixels ou 29,97 frames por segundo. Para compor o timelapse, "as fotos foram tiradas na faixa do ultravioleta extremo, permitindo visualizar claramente a dança e ondulações da coroa solar ao longo do vídeo."
Ultravioleta extremo, para quem não sabe (e eu não sabia), é uma faixa espectral usada na captura de imagens solares. Aliás, nada mais sugestivo do que o resultado contido no vídeo. Nele se vê cenas de rara beleza em que o plasma do sol parece "dançar" em ondas oscilantes.
Quem ficou curioso e quiser conferir a dança do plasma na faixa do ultravioleta extremo, pode clicar abaixo:
Aos demais aniversariantes do mês, dentre os quais se incluem o SDO e eu, vida longa e sucesso em todas as áreas da vida, inclusive na faixa do ultravioleta extremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário