UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Joguinho dos cinco erros

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Joguinho dos cinco erros

Está ficando repetitivo. Só em 2015, foram pelo menos três postagens aqui neste blog sobre o tema. E hoje também não foi diferente: os recordes de calor voltaram a ganhar destaque na cobertura jornalística diária.

Notícia publicada hoje no jornal O Globo online explica por que a obsessão temática não tem nada de acidental. De acordo com a notícia, o mundo vem acumulando, desde maio de 2015, "11 recordes mensais consecutivos de calor".

Aliás, o recorde de calor do nosso último mês de março foi unanimidade entre pelo menos três agências climáticas dispostas em distintas partes do planeta - a Agência de Meteorologia do Japão, o Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa e o Serviço de Mudanças Climáticas Copérnico

Contudo, uma leitura atenta da notícia permite entender que os acréscimos de temperatura indicados pelas agências variam de acordo o período de tempo tomado como base para a comparação. Para a Agência de Meteorologia do Japão, o aumento foi de 0,62oC, tomando como referência as médias para o mesmo mês registradas entre 1981 e 2010. Para o Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, a variação foi um pouco mais alta do que anterior, cerca de 1,28oC grau mais quente, comparando-se as médias registradas entre 1951 e 1980. Por fim, o Serviço de Mudanças Climáticas Copérnico aponta um aumento de 0,80oC, já que ele toma como parâmetro as médias registradas desde o ano de 1979.

Ainda que o aquecimento seja, de fato, global, algumas regiões do globo estão sendo mais afetadas do que outras: "Como nos meses anteriores, as maiores anomalias de temperatura foram registradas na Região do Ártico. Lugares como a Groenlândia, o Alasca, a Sibéria e o Norte do Canadá vêm registrando temperaturas cerca de 6 graus acima da média para esses locais".

Qualquer que seja a marca escolhida, uma coisa é certa: "recorde" foi a palavra-chave do dia. Mas não apenas de calor, como sugere a notícia. O jornalista responsável pela notícia em questão também emplacou seu recorde e incorreu em pelo cinco erro grosseiros de ortografia, conjugação e acuidade da informação. 

Para não me acusarem de levantar falso, seguem registros visuais que servem de comprovação para o delito contra a Flor do Lácio:










Mas alguém há de dizer: erro de digitação todo mundo comente! Certo, errar é humano. Mas assim como a variação de calor é mais sentida na região do Ártico, alguns tipos de erro gramaticais e ortográficos grassam mais na prática jornalística online do que em qualquer outra. Daqui a pouco, um texto impecável e bem escrito será a mesma coisa que animal ameaçado de extinção: vai virar raridade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário