UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: O abismo do tigre

terça-feira, 12 de abril de 2016

O abismo do tigre

Notícia publicada hoje no jornal O Globo online divulga aos quatros cantos uma conquista dos ambientalistas e defensores dos tigres: "O número de tigres em estado selvagem no mundo aumentou pela primeira vez em cem anos graças aos esforços de preservação, informam vários grupos de defesa da natureza". 

De acordo com dados fornecidos pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e pelo Fórum Global do Tigre, o mundo ganhou 690 novos espécimes nos últimos 5 anos, passando do total de 3.200, em 2010, para 3.890, em 2015. Para se ter uma ideia do quão surpreendente (e comemorado) tem sido esse aumento, basta dizer que este é o primeiro registrado no mundo desde 1900. De lá para cá, "o número só havia caído ou se mantido estável".

Famosos pela sua vitalidade, força e capacidade de saltar grandes distâncias, os tigres certamente jamais imaginaram que dos idos de 1900 até o presente, seu principal salto era rumo ao fundo do abismo da extinção. A estimativa do número de espécimes por volta de 1900 é de 100.000 exemplares, um número pelo menos 25 vezes superior à tão comemorada marca atual. Ainda de acordo com a notícia, pelo menos três razões têm fragilizado a existência dos maiores felinos do planeta: são elas o desmatamento, a destruição do seu hábitat natural e a caça ilegal. 

A preocupação com a redução e, em alguns casos, com a extinção dos tigres, levou 13 países (Bangladesh, Butão, China, Camboja, Índia, Indonésia, Laos, Mianmar, Nepal, Rússia, Tailândia e Vietnã) a elaborarem, em 2010, um plano para a duplicação de sua população até 2022. De qualquer forma, o celebrado aumento já é um primeiro resultado desta iniciativa - e uma tentativa do tigre sair do abismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário