UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Paleotoca

sábado, 1 de agosto de 2015

Paleotoca

Ponta do Abunã, localizada em Rondônia, está prestes a entrar para a história, se já não entrou. É que lá foi encontrada a primeira paleotoca -  espécie de "labirintos gigantes escavados por animais já extintos, como preguiças e tatus gigantes" - da região amazônica.

A equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) encontrou um túnel "escavado por uma preguiça gigante extinta há cerca de 10 mil anos, uma vez que fósseis do mamífero já foram localizadas no vale do Rio Madeira durante a fase de garimpo. No túnel é possível identificar marcas de garra que podem ser do animal".

A maior parte das paleotocas brasileiras estão localizadas na região sul do país - só o Rio Grande do Sul tem mais de mil. No caso da paleotoca da Ponta do Abunã, ela é formada por "estruturas circulares e semicirculares de grandes dimensões, com numerosos túneis interligados e a extensão é ainda indefinida."

Sem dúvida, uma obra de engenharia de grandes proporções, capaz de fazer inveja a qualquer habitante da Roça Grande, também conhecida como Belo Horizonte, que teve o desprazer de testemunhar uma tentativa de reajuste de 10% do valor da passagem de ônibus, "sem divulgação prévia e por meio de um decreto publicado no 'Diário Oficial'."

Sorte nossa que o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de BH acolheu o pedido de suspensão do aumento, com base em denúncia da Defensoria Pública do Estado. Porque se não desse certo, o jeito seria uma mudança da capital do estado de Minas Gerais diretamente para a Ponta do Abunã, onde já estaríamos a meio caminho de um metrô mais eficiente e mais decente do que o serviço de transporte por ônibus da capital mineira.

Por mais paleotocas em todos os estados brasileiros, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário