UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Intempestiva

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Intempestiva

E essas surpresas que a vida nos reserva...

Se fosse apenas o tamanho da tempestade que a Sonda Cassini flagrou se formando no hemisfério norte de Saturno, ainda ia (http://oglobo.globo.com/ciencia/cassini-flagra-tempestade-em-saturno-11488560).

Não que tempestades dessa magnitude nunca se formem por lá: "sistemas climáticos deste tamanho costumam surgir uma vez a cada órbita de Saturno em torno do Sol, que leva cerca de 30 anos terrestres." A novidade, contudo, da tempestade advém do seu extratemporâneo: "esta tempestade, porém, surpreendeu os cientistas, já que surgiu durante a primavera no Hemisfério Norte do planeta ao invés do verão, estação normalmente mais turbulenta na região".

A morte do documentarista Eduardo Coutinho não foi menos surpreendente do que a tempestade em Saturno. Aos 81 anos, Coutinho poderia ter tido uma morte da mesma natureza das tempestades de verão: naturais, conquanto indesejadas.

A morte do cineasta, contudo, veio em dia de sol quente, sem tempestades. Ela nos ensina, de um jeito um tanto quanto triste, sobre a fragilidade do sopro da vida. E mais: nos deixou a certeza de que as grandes turbulências da vida surpreendem ainda mais quando na ausência de nuvens carregadas.

Coração turvo em dia de céu limpo. Ao grande mestre, minha humilde reverência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário