UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Sob demanda

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sob demanda

Pesquisa sobre "as transformações nos hábitos dos assinantes de TV por assinatura no país", realizada pelo Ibope, conseguiu um feito inédito: identificar o crescimento dos VODs (videos on demand) entre pessoas que ignoram completamente o que seja um VOD (http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2014/02/10/quase-80-dos-brasileiros-nao-conhecem-videos-on-demand/).

Sejamos mais precisos: a pesquisa, que é chamada de 20ª PayTV pop, ouviu mais de 18 mil pessoas em 13 metrópoles do Brasil para "mapear e analisar as transformações nos hábitos dos assinantes de TV por assinatura no país".

A conclusão não poderia ter sido mais surpreendente: "os serviços de vídeo 'on demand' (sob demanda), VOD, não param de crescer, mas quase 80% dos brasileiros não têm a menor ideia do que é um vídeo 'on demand' ".

Se ninguém conhece, pegou nem viu, como explicar então o crescimento de VODs? Sem arriscar em falar de almas de outro mundo, uma das fornecedoras do serviço, a Netflix, ofereceu uma explicação também não muito convincente para o fato: "Procurada, a Net diz que o nome VOD (vídeo on demand’) é pouco difundido no Brasil pelas empresas e que isso pode ter causado confusão entre os participantes da pesquisa".

Qualquer que seja o indicador do crescimento, o que fica mesmo é a certeza do caráter restrito do público brasileiro. Basta lembrar que "apenas 20% dos entrevistados disseram conhecer o VOD e, desses, somente 2% já utilizaram o serviço". Ou seja, se levarmos em consideração que a população brasileira gira em torno de 200 milhões de habitantes, os usuários efetivos não ultrapassariam a marca de 4 milhões. 

Enquanto o crescimento dos VODs no Brasil permanece um mistério metodologicamente inexplicável, os números americanos apontam uma realidade radicalmente oposta à nossa. Além de os assinantes digitais de pay TV terem acesso ao VOD nos Estados Unidos - algo em torno de 45 milhões de domicílios em 2011 -  destes, "74% dos usuários de banda larga dizem assistir vídeo online" (http://www.teletime.com.br/16/03/2012/tv20-netflix-e-80-maior-que-vod-de-operadoras-nos-eua/tt/268043/news.aspx). 

Moral da história dos VODs: se cresceu, ninguém viu...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário