Vocês vão me desculpar, mas não consegui termo melhor para definir este senhor indiano que bateu duas vezes o record mundial de pai mais velho do mundo: porque se houver algum parentesco entre Deméter, a deusa grega da fertilidade, e Ramjit Raghav, de 96 anos, então este último seria o avô daquela (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/bizarro/indiano-conquista-2-recorde-ao-ser-pai-aos-96-anos-1.46306).
Bem, pode ser que eu esteja enganada e que não conheça suficientemente a cosmologia hindu para atribuir qualquer relação de consanguineidade (real ou metafórica) entre ambos, mas o fato é realmente digno de menção: "Ramajit Raghav, habitante de Kharkhoda, um povoado pertinho de Nova Delhi, teve
o segundo filho logo depois de completar quinze anos de união estável com sua
esposa Shakuntala Devi, de 52".
Ou seja, antes que alguém se levante e clame pelo teste de DNA de ambos os filhos, uma coisa é certa: dar à luz aos 52 e 54 anos, respectivamente, é algo igualmente estarrecedor.
Porém, a matéria publicada no jornal Hoje em Dia online omite o mérito da sua esposa (seu nome é sequer citado pela fonte, o jornal britânico Daily Mail) e dá ênfase à virilidade do esposo, como se a fertilidade de ambos, e não apenas de um dos dois, fosse necessária para que a fecundação acontecesse: "atribui sua virilidade a um estilo de vida bem austero e uma dieta equilibrada.
Ele disse que levanta-se todos os dias às 5 da manhã e vai dormir com as
galinhas antes das 8 da noite".
Obviamente, o senhor Raghav levanta uma série de especulações sobre as origens de sua "produtividade longeva". Elas envolvem, basicamente, sua dieta diária: "moradores da localidade acreditam que o verdadeiro segredo seria o
fato dele, durante sua juventude, foi lutador e costumava consumir até meio
quilo de amêndoas em um dia, outro meio quilo de manteiga e até três litro de
leite".
Qualquer que seja o segredo do ancião, uma coisa é certa: como a noite começa cedo para ele, foi necessário desenvolver um método muito especial para se manter na cama por tanto tempo: "Conforme o Daily Mail, Raghav diz manter relações sexuais com sua mulher pelo
menos três vezes por noite".
Enfim, em tempos em que se discute a longevidade com a emergência de centenários e supercentenários (pessoas que vivem mais de 100 e 110 anos, respectivamente), uma coisa é certa: fosse aqui no nosso país, ele já estaria na praça vendendo seu segredo dentro de uma garrafada à base de catoaba e - quiças! - prestes de ganhar seu primeiro milhão de reais.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário