UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Tempo de mudanças

domingo, 16 de junho de 2013

Tempo de mudanças

É verdade, caros amigos: acabei dando um sumiço geral na última semana.

Desde a semana passada, profundas mudanças se impuseram na minha rotina, algumas delas com impacto direto na redação de comentários para este blog. Um novo contrato, mais horas de trabalho, mais horas no trânsito, mais trânsito nas ruas, menos qualidade no transporte coletivo: o resultado desta conjunção de fatores foi a opção por acordar às 5h para estar no trabalho às 8h.

Em função desta alteração, decidi não mais escrever à noite, quando chego em casa daquelas atividades físicas que garantem (mínima e timidamente) minha sanidade mental. Por mais que a escrita seja uma atividade que me dá um imenso prazer, existe um ônus na aventura. Por exemplo, a seleção da(s) notícia(s) que seria(m) matéria-prima de cada comentário, em função das minhas atividades diárias, acabava começando depois das 23h. Não raro, postava só saía depois de 1h. E o resultado final estava bem longe de me encher de orgulho: comentários de conteúdo duvidoso, ortografia delirante, frases inacabadas, várias "pescadas" em cima do teclado e muito, muito cansaço acumulado.

Reconheço que escrever por teimosia é um antídoto poderosíssimo contra a acomodação dos neurônios e, certamente, um dos desafios mais divertidos que procurei pela vida afora. Mas as condições mudaram. Desafio é bom, desde que não ameace a saúde. No meu caso, estavam seriamente abalados minha saúde e meu respeito à língua pátria de Machado de Assis.  

Diante isso, e munida de uma sensatez ímpar da qual raramente me vejo acometida, resolvi que este blog voltaria ritmo de postagem dos seus primeiros tempos e deixaria de ser notívago: vou tentar escrever enquanto tem sol brilhando acima de nossas cabeças. Vai ser duro encontrar tempo em meio às atribulações diárias para ler e destilar a ironia necessária para a sobrevivência intelectual nos dias atuais - a prova disso foi minha inatividade ao longo de quase toda a semana passada - mas vou topar esse desafio por algum tempo, até encontrar um meio termo.

No mais, Gerais. Um excelente semana para todos e (espero) até breve!

P.S.1 = Parto sempre do pressuposto otimista de que, afora o leitor acidental que acaba caindo ocasionalmente de paraquedas neste blog, somente os muito amigos são capazes de me ler seguidas vezes.
P.S. 2= A decisão de escrever durante o dia começa a valer a partir de 3a feira, porque hoje, domingo, é véspera de dia santo: dia de jogo do Brasil na Copa das Confederações. E quem há de impedir que os fiéis velem pelo seu santo do pau oco preferido, o futebol?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário