UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Aventura 4 x 4 : 1o dia

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Aventura 4 x 4 : 1o dia

Redigir um longo comentário sobre uma viagem inesquecível e perdê-lo, por motivo fútil, é motivo para gastrite. Ou melhor: seria. Ainda bem que não foi o caso.

A viagem que narrarei nos próximos comentários aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro de 2013, partindo de San Pedro de Atacama, no Chile, até o Salar de Uyuni, na Bolívia, com retorno a San Pedro. Por falta de acesso à Internet, ela será narrada retroativamente, o que tem lá suas vantagens e desvantagens. Uma desvantagem e o fato de ela não ter sido contada aos poucos, ao calor das emoções de cada dia. A vantagem é que ela será contada tendo em vista uma noção de conjunto que me permite dizer, sem rodeios, que esta foi uma das melhores viagens da minha vida. Pronto(a) para me acompanhar nessa aventura? So get on the jeep!

A nossa aventura começa no posto de controle daquilo que seria a Polícia Federal em San Pedro do Atacama. O destino é o vulcão Licancabur, que faz a divisa entre o Chile, a Bolívia e a Argentina. Próxima parada: alfândega da Bolívia, onde deixamos a segurança e o conforto do micro-ônibus para abraçar a estrada em um 4 x 4. E é aqui também que são repartidas as equipes. No nosso jipe vão cinco: Sara e Matt, americanos residentes em Santiago; Juliana e Rodrigo, de São Paulo; esta que vos escreve; e o Rafael que, além de anjo, é também nosso motorista e guia turístico.

O percurso do primeiro dia foi de tirar o fôlego: soube que o deserto de Salvador Dali existe, que os flamingos que fugiram das lagoas de San Pedro vieram todos para cá, e que as lagoas podem ser tantas e de tantas cores, que me faltariam palavras para descrevê-las.

Bom, já que é assim, deixemos que as imagens falem aquilo que só o coração soube entender: como pode o mundo ser tão grande e, ao mesmo tempo, tão pequeno, a ponto de caber todo em 4 dias de viagem em um 4 x 4?

Na sequência de fotos: alfândegas do Chile e da Bolívia, preparativos para seguir estrada, Lago Blanco, Lago Verde, termas para um banho acima de 4.500m de altitude, gêiseres, Lago Rojo, e dependências do refúgio onde passamos a primeira noite. Apertem os cintos! A viagem está só começando.

2 comentários:

  1. Deliciaaaaa de viagem e que bom que vc conseguiu ir!!! espero que esteja tudo bem com seu pai!!! bjão!!! Ps: Adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Flávia. Está tudo bem com o meu pai e a viagem transcorreu às mil maravilhas. Difícil mesmo é voltar: o corpo vem, mas a alma demora mais um tiquim. Bjs saudosos!

      Excluir