UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Aventura 4 x 4: 3o dia

domingo, 22 de setembro de 2013

Aventura 4 x 4: 3o dia

O terceiro e último dia de aventura é o dia em que se visita o salar propriamente dito. E o dia começa às 4h da manhã, cedo o suficiente para prepararmos nossas mochilas e cairmos no 4 x 4. Destino final: Isla Incahuasi para ver o sol nascer.

Essa ilha já foi, de fato, cercada de água. Mas isso foi há uns 40 mil anos atrás, antes do grande lago Michin secar. Do grande lago (que já fora mar), sobrou uma ilha com marcas de corais, cactus gigantes e mais de 10 mil km2 de sal no seu entorno, o que faz do Uyuni o maior deserto de sal do mundo.

O nascer do sol foi especial. De um lado, a lua cheia se punha. De outro, nos saudava o grande astro rei. E lá estávamos nós no meio, divididos entre o belo e o esplendoroso.

Tomamos o café da manha à beira do lago e demos início àquela que seria a parte mais lúdica da viagem: as fotos com jogos de perspectiva! O salar, por ser branco e continuo, é um verdadeiro paraíso para brincar com a perspectiva e fazer pessoas parecerem miniaturas, dependendo da distância que se toma da câmera. Sensação pura de ter voltado à infância!

A parada seguinte foi no Hotel de Sal, desativado, mas que funciona como "museu" de esculturas de sal e como ponto de venda de artesanato boliviano. Sai de lá com um poncho e um chapéu para o meu pai. O hotel também prima pelo exotismo ao oferecer banheiros a céu aberto. Felizmente estamos em um deserto!

Paramos em seguida para ver os "olhos" do deserto, que nada mais são do que buracos de onde borbulham água e gases. Depois, as "minas" de sal, onde se separa e beneficia sal para consumo humano.

Finalmente, o cemitério de trens, outro lugar perfeito para reviver outra vez a infância. Dali para um mercado de Uyuni foi um pulo, seguido de almoço e nostalgia. Nosso passeio estava chegando ao fim. De nós cinco, dois ficariam em Uyuni para seguir viagem para La Paz. E o resto voltaria no dia seguinte para San Pedro de Atacama.

Deserto: foi bom te conhecer! Há tempos que não me divertia tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário