UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Fogos

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fogos

Fogos brilham no céu e a NASA diz que foi um meteorito se partindo. Foi o que noticiou o jornalista Salvador Nogueira, no blog intitulado Mensageiro Sideral: "na madrugada de quarta-feira, às 4h27 (de Brasília), um pedaço de asteroide com cerca de 60 cm de diâmetro e coisa de 50 quilos adentrou a atmosfera sobre os Estados Unidos" (http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/09/05/pedregulho-despenca-do-ceu-nos-eua/).

Ainda de acordo com o jornalista, a NASA teria registrado tudo a partir de câmeras instaladas no solo: "O meteoro entrou na atmosfera a estonteantes 90 mil km/h e começou a se fragmentar a uma altitude de 53 km. Uma segunda fragmentação ocorreu menos de um segundo depois, a 46 km do chão."

Mas o que me choca mesmo é perceber o quanto a NASA é capaz de apostar nas verdades científicas que mais lhe convêm. Não, amigos, não tinha nada de meteoro ali. Nem de OVNI ou qualquer outro corpo celeste que valha um único clique fotográfico da agência espacial. A verdade é que as luzes e explosões que as lentes presenciaram na madrugada de ontem eram tão somente os fogos de artifício que nós, habitantes da Roça Grande, soltamos em saudação à chuva que caiu precocemente na cidade durante todo o dia de ontem.

O show pirotécnico tem lá sua razão de ser: é muito pouco usual que chova nessa época do ano, ou seja, é raro que a chuva chegue bem antes que o tempo de seca chegue a níveis insuportáveis de secura e poluição. E a chuva chegou lavando tudo, sem exceção. Nem a lua nova, que tomou hoje posse do seu trono no céu, foi poupada. Mas felizes mesmo ficamos nós, que pudemos dormir ouvindo o barulho da chuva: sem dúvida, a mais doce e antiga canção de ninar de que se tem notícia.

E deixamos a NASA para lá com suas câmeras e suas manias de registro daquilo que os olhos até veem, mas o coração não sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário