UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Medos e próteses

terça-feira, 24 de março de 2015

Medos e próteses

Dizem que as mais variadas motivações que movem as pessoas pela vida afora podem ser resumidas em dois sentimentos: amor e medo.

Se isso for verdade, então está fácil de matar a charada da Angelina Jolie. A atriz e cineasta de 39 anos, que já havia removido as duas mamas em 2013,  anunciou hoje "a remoção de seus ovários e das tubas uterinas como uma maneira de prevenir o câncer" (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/03/1607237-angelina-jolie-retira-ovarios-e-trompas-para-evitar-cancer.shtml).

A razão para tanto medo é um "defeito de fábrica", isto é, "uma cópia defeituosa do BRCA1, um dos genes responsáveis por suprimir o aparecimento de tumores no tecido mamário e também em outros órgãos, como ovários e intestino." A notícia publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo ainda explica que, após a retirada dos tecidos mamários em 2013 foram realizados implantes no local.

Resta agora saber que espécie de prótese Jolie espera colocar no local do útero, visto que a possibilidade de desenvolver menopausa precoce também é grande. Isto signficaria "maior risco de osteoporose, redução da libido, da lubrificação vaginal e da elasticidade da pele, diz Jacques Tabacof, do Centro Paulista de Oncologia".

Se, em determinadas situações, o medo paralisa, em outras ele também parece mover montanhas e extrair órgãos. Se a auto-mutilação vai resolver, só o tempo dirá. Fato é que se a coisa caminhar nesse rumo, o próximo passo será... lobotomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário