UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Publicidade amorosa

quinta-feira, 12 de março de 2015

Publicidade amorosa

Para aqueles que julgavam que o "correio elegante" distribuído nas festas juninas tinha sido morto e enterrado na tumba do esquecimento, aqui vão duas histórias de novas e velhas mídias que se rivalizam na onda dos anúncios amorosos.

Wina Lia é proprietária de uma casa que acaba de ser colocada à venda na Ilha de Java (Indonésia). A parte picante e pitoresca da história desta viúva de 40 anos é que quem comprar a sua casa pode adquiri-la como esposa, juntamente com o imóvel (http://oglobo.globo.com/economia/compre-uma-casa-case-com-antiga-dona-15560976).

Segundo notícia publicada no jornal O Globo online, o texto do anúncio reza que "quando você comprar esta casa, poderá pedir a proprietária em casamento", mas só vale “para compradores sérios e não é negociável”. O anúncio de Wina foi elaborado por um corretor de imóveis, amigo da anunciante, e publicado em algum lugar da Internet.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, mas utilizando mídias menos interativas, Heron Guarezi partiu para o outdoor com foto e telefone para atrair a sua "alma gêmea", a saber: "mulheres entre 18 a 35 anos, interessadas em um relacionamento sério" (leia-se "casar") (http://oglobo.globo.com/brasil/agricultor-de-santa-catarina-faz-anuncio-em-outdoor-em-busca-de-namorada-15562557).

Para elaborar seu anúncio, o operador de máquinas agrícolas, que tem 30 anos e mora em Tubarão (Santa Catarina), contou com a ajuda de uma empresa de comunicação visual.

Métodos distintos, retornos diferentes. Wina afirmou à Agência AFP que só recebeu até agora a visita de um "provável comprador" e candidato a marido. Já Herson diz ter recebido 100 telefonemas, mas ainda não chegou a conhecer alguma pretendente pessoalmente.

Não estivesse Wina acima da faixa etária pretendida por Herson, morando em outro país e com um padrão de vida provavelmente superior a deste último (a casa de Wina está sendo vendida US$ 75 mil), a coisa ente eles já estaria a meio caminho andado: ao menos, ambos já teriam muito o que conversar sobre os efeitos nefastos da superexposição da vida íntima.

Para além dos esforços publicitários, no entanto, o importante é menos a quantidade de retorno de possíveis pretendentes do que a exatidão da escolha do/da candidato. Neste sentido, não há modalidade de anúncio que faça este tipo de milagre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário