UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: A mente dos bichos

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A mente dos bichos

Conhecer a mente dos bichos pode nos ajudar a entender sua aptidão para uma vida social complexa. É o que sugere notícia publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo online, que também noticiou o lançamento de novo livro do ecólogo norte-americano Carl Safina.

Aliás, desculpe: vida mental e emocional.

A tese central de Safina no livro Beyond words: what animals think and feel  é "mostrar que é só por preconceito que as pessoas ainda evitam dizer com todas as letras que os bichos também tem vidas mentais e emocionais, às vezes quase tão complexas que as nossas."

Para convencer os leitores do seu argumento, "Safina acompanhou o trabalho de campo de cientistas que estudam mamíferos de vida social complexa: elefantes-africanos, orcas do Canadá e, é claro, os lobos de Yellowstone". Ainda assim, ele não deixou de considerar também, em suas observações, outros animais, como primatas não-humanos, aves, peixes e invertebrados.

Apesar da diversidade de espécies, a conclusão privilegia para a realidade dos mamíferos: "talvez o elemento mais impressionante do comportamento seja a presença de personalidades bem-definidas e muito características entre os mamíferos sociais"

Ponto, portanto, para os mamíferos sociais: além de ter uma vida mental e emocional complexa, eles ainda conseguem ter personalidade definida. Ou seja: a alguns anos-luz de muitos humanos que eu conheço.

Assim sendo, se você gostou do argumento, corre lá e compra o livro, que acaba de sair pela Editora Henry Holt and Company. Se não gostou, mas queria ter uma vida social e mental ativa assim mesmo, talvez seja a hora de considerar uma mudança de ambiente para ir ver elefantes na África, orcas no Canadá ou passar uma temporada longa em companhia dos lobos do Parque Yellowstone. E se for, por favor, volte com mais personalidade do que quando partiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário