UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Panspermia criacionista

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Panspermia criacionista

Esqueçam a sopa primordial, aquela cheinha de aminoácidos que teriam dado origem à vida na Terra. 


O cometa Lovejoy resolveu mudar o cardápio e propor uma explicação diferente para o surgimento da vida na Terra: "Um estudo sobre a composição química do cometa Lovejoy forneceu aos cientistas informações que reforçam a teoria da panspermia, de que a vida teria surgido na Terra graças ao impacto de asteroides". Ou seja, a vida pode não ter sido gerada na própria Terra, mas provavelmente trazida pelo asteroides.

Mais interessante, contudo, é saber quem andou levando a melhor sobre a da sopa de aminoácidos na teoria do surgimento da vida no nosso planeta: "Por meio da análise espectral da atmosfera do corpo celeste, os pesquisadores descobriram 21 diferentes moléculas orgânicas, incluindo grande quantidade de álcool etílico (o mesmo encontrado em bebidas) e glicolaldeído, um tipo de açúcar".


Sabendo-se que os cometas são corpos congelados que remontam à formação do Sistema Solar, uma análise da composição química do cometa Lovejoy não poderia dar margem às dúvidas: o mundo pode ter sido gerado em meio a uma autêntica rave. "Nós descobrimos que o cometa Lovejoy estava liberando a quantidade equivalente de álcool em ao menos 500 garrafas de vinho por segundo durante o pico de atividade — disse Nicolas Biver, do Observatório de Paris, na França, e líder do estudo publicado na sexta-feira na revista 'Science Advances' ".


Na verdade, temos que elevar as mãos ao céu por termos tido a oportunidade de sermos povoados com vinho e bombom. Em situações adversas, cometas como o Lovejoy podem liberar líquidos bem menos nobres que o vinho: "Cometa Lovejoy é um dos mais brilhantes e ativos cometas desde o Hale-Bopp, em 1997. Ele teve a sua maior aproximação com o Sol no dia 30 de janeiro, quando liberou água a taxas de 20 toneladas por segundo".


Mas, em tempos de tanta desunião, o grande mérito do Lovejoy reside na sua capacidade de conciliar os defensores da panspermia com os criacionistas: afinal, se a vida veio de um sopro de Deus ou nas costas de um asteróide, isso não tem a menor importância. Importante mesmo é saber que o Lovejoy pode passar da água para o vinho, a sua conveniência.










Nenhum comentário:

Postar um comentário