Após breve "folheada digital" no noticiário online do dia, eis que eu dou de cara com a seguinte notícia publicada no jornal Hoje em Dia online: nosso índice de inflação oficial acusou um aumento em 12,98% no mês.
Então, "tudo como dantes na Terra de Abrantes" - diriam os mais pessimistas. Bom, nem tudo. A novidade é que, desta vez, o vilão da alta da inflação não foi o tomate, mas o gás de cozinha: "Sozinho, o gás de botijão respondeu por um impacto de 0,14 ponto percentual da inflação no mês, ou por cerca de um quarto do índice no mês. O gás de botijão responde por 1,07% da cesta de consumo das famílias".
Olhando por outro ângulo, a notícia notícia só é ruim para quem não fez votos para se tornar faquir, isto é, para a esmagadora maioria da população brasileira.
Continuando o sobrevoo pelas notícias do dia, encontro outra notícia, desta vez sobre fóssil de uma espécie de pássaro que viveu há 125 milhões de anos na Espanha. Segundo a notícia publicada no jornal O Globo online, "a correspondência aerodinâmica da rede de músculos preservada no fóssil e aquelas que caracterizam as asas dos pássaros indica fortemente que alguns dos primeiros pássaros eram capazes da proeza aerodinâmica como muitos pássaros atuais".
E mais: a notícia em questão revela que esses pássaros eram capazes de voos de maior envergadura, uma vez que "a análise deste fóssil comprova que alguns pássaros sobrevoavam os grandes dinossauros".
Findo o dia e a leitura expressa, ficando apenas o desejo: será que dava para encomendar uma asa dessas e voar acima da inflação?
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário