Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia acabam de relatar "boas evidências" de que nosso sistema solar possui um nono planeta, supostamente localizado no longínquo Cinturão de Kuiper.
O caminho da demonstração, publicado na revista Astronomical Journal, é, contudo, um pouco mais complexo para nós, pobres mortais leigos. Para início de conversa, supõe-se que ele existe, muito embora não tenha sido ainda avistado por nenhum instrumento óptico. No caso do Planeta 9 (tal como ele tem sido chamado), os cientistas "basearam a descoberta em cálculos matemáticos e modelagem computadorizada, e anteciparam sua descoberta via telescópio, que deve acontecer dentro de cinco anos ou menos".
Ou seja, apesar de desconhecido, o danado do Planeta 9 é que nem cabeça de bacalhau: todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu. Com a peculiaridade, claro, de já ter previsão para a descoberta. "Isso é uma previsão, O que nós encontramos foi uma assinatura gravitacional do Planeta 9, escondido na periferia do sistema solar", afirma um dos autores do artigo, Konstantin Batygin.
O outro autor, Mike Brown, possui um recheado currículo de descobertas astronômicas, dentre as quais a de Sedna, "um grande asteroide que orbita na fronteira do sistema solar" e que estaria supostamente sendo influenciado, juntamente com outros 5 corpos celestes, pela presença do Planeta 9. Mas Brown ganhou projeção sobretudo pelo rebaixamento, em 2006, do nosso petitico Plutão à condição de planeta-anão.
Tamanho, contudo, não parece ser a preocupação do Planeta 9, pois "imagina-se que o gigante gasoso seja quase tão grande quando Netuno e orbita (sic) a bilhões de quilômetros de distância da órbita do oitavo planeta". Já Plutão, que nunca se recuperou totalmente do golpe desferido por Brown, ficou visivelmente perturbado com a possível existência do Planeta 9, o cabeça de bacalhau. Em nota à imprensa, Plutão preferiu se resguardar do debate planetário em torno da existência do Planeta 9. De acordo com a sua melhor amiga, a sonda New Horizons, Plutão tem preferido curtir férias na casa de alguns amigos astrólogos que, no final das contas, parecem ser os únicos darem crédito para os trânsitos do planeta-anão.
Fim do debate. Quem vir o Planeta 9 primeiro desenha aqui para a gente ver como é mesmo uma cabeça de bacalhau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário