Difícil demais manter o pique do blog no meio de um congresso no Rio, mas vamos lá!
Para quem vive falando "abobrinhas" como eu, um novo alento: tá na hora de falar "brócolis". Pesquisadores da John Hopkins University, em Baltmore, vem descobrindo maravilhas sobre esses caules verdinhos (http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/04/14/composto-base-de-brocolis-pode-ajudar-sistema-imunologico-limpar-bacterias-nocivas-aos-pulmoes-924238600.asp). Segundo matéria publicada no O Globo Online, substância presente no brócolis, couve-flor e outros vegetais crucífros - o sulforafano - ativa a ação de macrófagos, que por sua vez limpam os pulmões de detritos e batérias potencialmente infecciosos.
Em dia de inversão térmica, confirmada por intensa bruma sobre a Baía da Ganabara, vivi um delírio ímpar: fiquei me imaginando uma Chapéuzinho Vermelho, passeando entre florestas inteiras de brócolis centenários, frondosos, gritando a plenos pulmões: vamos comer essa couve-flor enquanto seu Lobo não vem.
P.S.1 = Não, não tomei chá de cogumelo!
P.S.2 = Continuo falando abobrinha do mesmo jeito.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Tomou sim! rs
ResponderExcluirTomei, não. Foi só um efeito da inversão térmica!
ResponderExcluir