UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Na ponta da agulha, uma ambiguidade.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Na ponta da agulha, uma ambiguidade.

Quem tem medo de agulha aqui? Você?

Então você faz parte daquele seleto grupo que acreditaria que sua fobia estava com os dias contados ao ler o título de uma matéria da Folha Online de hoje: "Vacina para quem tem medo de agulha é lançada no Brasil" (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/904646-vacina-para-quem-tem-medo-de-agulha-e-lancada-no-brasil.shtml).

É claro que era bom demais para ser verdade. O título não passa de uma ilusão sutilmente sugerida pela imaginação pouco reflexiva do jornalista responsável pela notícia. Senhoras e senhores: é com grande pesar que anuncio que não se trata, infelizmente, de uma vacina contra o medo de agulha. Nem tampouco se trata de uma vacina sem agulha. Mas o que promete então a Fabricante Sonafi Pasteur? Tão pura e simplesmente "uma vacina contra gripe com uma agulha dez vezes menor que a convencional". Só isso? É!

A promessa é no mínimo decepcionante. Como se não bastasse a ambiguidade que se esgueirou pelo título, a notícia ainda promete um falso alívio para quem tem fobia de agulha. É como se, guardadas as devidas proporções, alguém impusesse um cão menor para quem já morre de medo de cachorro. Na prática, tanto faz se o cachorro é grande ou pequeno, o cachorro-fóbico não quer nem saber: sai sapeteando diante do primeiro poodle toy que vê pela frente. O mesmo acontecerá com a agulha: até as de acupuntura assustam.

Propaganda enganosa no meio de uma notícia? A quem recorrer? Ao CONAR? Ao PROCON? A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados? À imagem de Nossas Senhoras das Dores? Sei lá. Enquanto o marco regulatório das comunicações no Brasil se primar pela abstenção, matérias ambiguas como essa será dos males o menor! E tenho dito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário